Como tendências de consumo global impactam o varejo brasileiro

Gonzalo Balcazar, da Reckitt, com ampla experiência em diversos países, destacou movimentações do varejo global que já estão surtindo efeitos ou devem impactar o mercado brasileiro.

POST - TENDÊNCIAS DE CONSUMO

20.06.2025 – Hora ou outra, muitas tendências internacionais desembarcam no Brasil. Com ampla experiência em diversos países, Gonzalo Balcazar, vice-presidente sênior de Household Care da Reckitt, destacou movimentações do varejo global que já estão surtindo efeitos ou devem em breve impactar o mercado brasileiro. 

A primeira é a busca por saudabilidade – seja por suplementos e vitaminas ou produtos voltados para restrição alimentar, o novo hábito veio para ficar. 

O segundo e terceiro fatores envolvem questões sociais: a população está vivendo mais e marcas e categorias começam a mirar o público acima dos 50 anos. Além disso, as famílias estão menores, com mais pets em casa e menos filhos, porém o consumo não diminuiu. Outra tendência é a valorização do lar como refúgio

“Com a sensação de que o mundo está ficando mais perigoso, as pessoas se voltam mais para suas casas. Assim, aromatizadores de ambiente e itens de organização para embelezar as áreas internas estão conquistando o consumidor”, conta Gonzalo Balcazar, vice-presidente sênior de Household Care da Reckitt. 

A experiência do executivo na China trouxe um aprendizado importante: a ascensão do social commerce. “Já não é mais um nicho. Cerca de 20% de toda a receita e 50% do crescimento do e-commerce no país vêm dessa modalidade”, destaca.

O executivo também apresentou o seguinte caso de sucesso: em uma publicação no TikTok com link para o próprio shopping da rede social, a Reckitt vendeu US$ 10 milhões em cerca de um mês.

Fonte: SA+Conteúdo > https://samaisvarejo.com.br/publicacoes/tendencias-de-consumo-global-impactam-o-varejo-brasileiro

Rolar para cima
SiteLock